terça-feira, 24 de maio de 2011

A primeira grande frustração: o cetol nas aberturas ficou tenebroso!

Urso, te compreendo agora!
Desde o início das obras da casa, em final de FEV2011, eu e minha mulher passamos por grandes alegrias e pequenas decepções. Um balanço positivo, portanto.

Mesmo com um orçamento apertadíssimo para seguir, extrapolamos nas aberturas, optamos por madeira (de relativa qualidade), o que exigiu um aporte extra (e "restos a pagar"). Ficaram lindas, bom trabalho do marceneiro Osvaldo.

As aberturas de uma casa funcionam como os olhos de uma pessoa: a primeira apresentação estética e de profundidade. Por isso, o esforço que fizemos.

Entregues pelo marceneiro, as aberturas seguiram para receber gimo e verniz cetol, a cargo do engenheiro/ construtor.

Na amostragem ilustrativa (catálogo), a cor (cedro) do cetol (acetinado) era linda. Mas depois de pintadas as aberturas... ficou horrível! Tétrico! Um produto de péssima qualidade, estragou as aberturas, tirou o sono da minha mulher e certamente vai deixar brancos os meu cabelos!


A madeira sem nada sobre ela (nua) tinha aprência melhor do que com o cetol aplicado (ver imagem acima). Ficou com uma cor avermelhada tipo carne de bife. Amanhã, se criar coragem, posto imagens.

Olha, amanhã vou descobrir com o construtor a marca do cetol e divulgar para todos vocês! Assim, será possível evitar outros desgostos de pessoas incautas como eu, vítimas de um produto imprestável!

Estou na espera de uma solução por parte do construtor. Se não for possível corrigir com a reaplicação de outro cetol, vou solicitar a raspagem do produto. E providenciar pessoalmente a compra de algo com um mínimo de qualidade.

Foi um terrível erro não exigir uma prova prévia!

No meio dessa tristeza toda, uma boa notícia: amanhã chega o porcelanato, azulejos, peças do banheiro e luminárias.

9 comentários:

  1. que pena, é tão ruim uma desilusão assim durante a obra, dá uma desanimada né, mas tudo tem concerto né, pode até dar trabalho, mas vai ficar como vocês querem, não desanimem!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Charles!
    Realmente nossas casas são primas, rs.
    Obrigada pela visita e boa sorte no término da construção; espero que o problema com as janelas seja brevemente resolvido... Mas não desanima não viu!!!

    ResponderExcluir
  3. Charles, eu sou bem leigo no assunto... mas será que ele não precisa de um "descanso" até chegar na cor final??

    Uma pena mesmo... espero que consiga resolver!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, essas coisas acontecem.. mas não desanime não, para cada problema temos no mínimo duas soluções, não é mesmo?! Não dá pra confiar em catálogos nem sempre é o que parece, mas fica aí uma lição para toda essa galera que tá contruindo ficar atento, por favor se puder divulgar a marca do cetol seria de grande ajuda.
    Abraço!
    Daniela

    visite meu blog e me siga nesta jornada:
    http://casa-sonhoquevirouprojetodt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sei o quanto parece terrível, mas tem conserto. Fique tranquilo. Se não tiver como passar nada por cima, a madeira sempre possibilita que lixe e depois refaça o trabalho, com um cetol lindão. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Estou à procura de vernizes também! Estou lendo muitos artigos positivos sobre o Polisten! Realça a madeira e possui várias cores sem tirar a beleza da madeira... As cores castanheira e cerejeira são as mais claras!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá pintei escada interna janelas e portas com o Cetol canela brilhante e ficaram lindas, pelo que pude ver a cor da madeira da sua casa eram bem claras e a cor escolhida pelo engenheiro escura demais por isso ficou dessa cor mais posso te afirmar o produto é bom o meu irmão também usou na escada a doze anos e ainda está perfeita pois o produto tem boa durabilidade pena que vc não deu sorte um abraço e sucesso na casa nova

    ResponderExcluir
  8. alexandre,acho que vc ou o construtor escolheram a cor errada.o prodoto e muito bom . minha casa e de itauba, pintei de canela acetinado e flicou linda.ja tinha pintado com esse nesmo produto a dez anos a tras.

    ResponderExcluir
  9. Vai aí uma dica para quem ainda está na dúvida:

    Independente da marca do verniz, compre primeiro uma lata pequena para um teste do tom e aparência (brilho, fosco, acetinado...). Preferencialmente, faça esse teste antes mesmo do assentamento das portas e janelas, assim há como fazer a aplicação nas "costas" dos batentes/ molduras. Caso isso já tenha acontecido, o jeito é aplicar numa pequena área da porta ou janela (topos, por exemplo), de maneira que não prejudique a visualização final da peça.

    As amostras dão uma ideia do tom que se deseja para a madeira. É muito difícil coincidir a madeira que foi utilizada para a amostra com a madeira que você adquiriu. E isso realmente pode implicar num tom não desejado.

    Na prática, pode ser que com apenas uma demão do verniz tingidor já se chegue no tom desejado. Nesse caso, o restante das demãos deve ser realizada com o verniz incolor da mesma marca, pois quanto mais se aplica o verniz tingidor, mais escura a peça fica.

    Quanto ao Cetol, já utilizei nas tabeiras da minha casa e comprovo que sua durabilidade já passa de três anos sem sinais de desgastes, coisa que não acontecia para os vernizes utilizados anteriormente, pois antes mesmo de três anos já apresentavam aquele "desbotamento" que segue com o descascamento. Ele custa o dobro de um verniz convencional, porém aposto em sua durabilidade e consequentemente em futura economia de mão-de-obra.



    ResponderExcluir

Como diz o Chapolim/Chavez: sigam-me os bons!